terça-feira, 20 de maio de 2008

Ciúmes....reprimir ou expressar?


"Não...não reprima o ciúmes, senão o relacionamento nunca será realmente um relacionamento. Ciúmes não é bom, mas um ciúmes reprimido é muito mais perigoso que um ciúmes expressado. Não ter qualquer ciúmes é o MELHOR, mas já que não é assim, a escolha mais próxima deveria ser o ciúmes expressado!
Por exemplo, voce ama uma pessoa e a pessoa ama voce. Um dia, voce por algum motivo sente ciúmes... Ai a comparação começa. Então ela(o) esta deixando voce? Então ela(o) encontrou alguém melhor que voce? Então ela(o) encontrou alguem mais belo que voce?
Voce pode não perceber muito claramente, mas é exatamente isso que cria o ciúmes: essa idéia que alguém pode ser melhor, que alguem pode ser mais belo, que alguem pode atrair a sua parceira(o) mais do que voce mesmo. Isso cria uma sensação interna de inferioridade e voce começa a sentir ciúmes. Voce criará todos os tipos de obstáculos possíveis para destruir essa possibilidade.
Não ter ciúmes só é possível quando voce aceitar a si mesmo(a) tão completamente que não exista mais qualquer comparação, quando voce não se compara com mais ninguém.
Mas isso só é possível quando voce se torna tão intregado, que voce pode viver sem uma namorada(o), voce pode viver sem estar sendo amado(a); quando o amor não for mais uma necessidade, mas simplesmente uma alegria. Se voce esta sendo amado(a), tudo bem. Se voce não esta sendo amado(a), tudo esta perfeitamente bem. Voce não esta atras disso. Não há qualquer ego carente e voce não faz disso uma viagem de ego.
Voce não diz que essa pessoa ama voce, o que voce quer dizer é que ela(o) escolheu voce dentre todas as pessoas do mundo e por isso voce esta no topo. É natural que a pessoa se sinta muito bem: as duas pessoas que estão no topo juntas!
Se voce começar a ficar interessado em outra pessoa, ela(o) se sente machucada(o), porque o que acontecerá agora com essa pessoa que esta no topo? Ela(o)não esta mais no topo.
Tudo isso acontece em nome do amor e do relacionamento. Mas a pessoa tem que aceitar a realidade. Voce não pode fazer o que não é possível nesse exato momento. Assim, duas coisas são possíveis neste exato momento: o ciúmes expressado é possível e o ciúmes reprimido. O ciúmes ao ser expressado é jogado fora do sistema, voce acaba com ele, fica livre dele, ele não fica acumulado em voce. O ciúmes reprimido fica acumulado, ele vai se transformando pouco a pouco num vulcão e um dia ele explode. Um dia, sem absolutamente qualquer razão ele explodirá. Uma mínima coisa se tornará uma gota d´agua e tudo virá abaixo. E aí voce ficará com cara de tolo(a) e estúpido(a) porque aquilo alcançou tamanha proporção.
Por exemplo, sua namorada(o) está lendo um livro e não esta olhando para voce. E isso irá se tornar a gota d´agua. Voce toma o livro e o atira longe, dizendo:'Enquanto eu estou aqui, por que voce continua a ler o livro?
E isso alcança grandes proporções. O livro não é uma pessoa, mas ele se torna apenas uma desculpa e tudo aquilo que ela(o) vinha fazendo e tudo aquilo que voce vinha reprimindo explode. E ela(o) fica pensando como isso foi estranho - só por causa de um livro? E voce tambem vai se sentir muito estranho(a), sentindo que esse não é o verdadeiro motivo.
E dessa maneira que os relacionamentos se tornam muito estúpidos. Na hora certa voce reprime, dai, no momento errado, voce explode. É melhor coloca-lo para fora enquanto ele esta vivo. Pelo menos ele estará dentro do contexto, ele não parecerá estúpido!
E sempre que voce coloca para fora, ele não se acumula, ele não se transformará num vulcão. Se voce estiver sentindo ciúmes, o melhor a dizer para a sua namorada(o) que voce esta sentindo muito, muito ciúmes. Não há qualquer necessidade de faze-la(o) sentir-se culpada(o), simplesmente declare o fato. Voce não esta dizendo que ela(o) não deve fazer isso ou aquilo, lembre-se, não há necessidade alguma.
Antes dela(o) se tornar sua namorada(o) , deve ter amado outras pessoas, então ela(o) se aproximou delas. e um dia se aproximou de voce também. A pessoa precisa aceitar a realidade, aceitar que isso esta certo. Se ela(o) não se aproximasse das pessoas, em primeiro lugar ela(o) nem teria se aproximado de voce. Mas se aproximou e assim voce teve uma chance. Relaxe na aceitação (SEI HE KI).
Não faça com que ela(o) se sinta culpada(o). Simplesmente declare o seu ciúmes. Diga: 'Eu estou sentindo ciúmes. Não há nada de errado com voce. Simplesmente sinto. Voce compreende?'
Mas não o reprima. Se voce reprimi-lo, o seu amor se tornará um VENENO. Se voce estiver reprimindo o seu ciúmes, quando essa pessoa segurar a suas mãos, elas estarão frias. Suas mãos não terão fluxo de energia, elas não terão qualquer calor. Como voce poderá estar apaixonado(a) por essa pessoa? Voce sabe muito bem (na sua mente) que ela(o) está destruindo a sua felicidade, por isso voce se torna frio(a), voce se tranca. Ela (o) pode estar amando voce, pode estar fazendo amor com voce, mas voce permanece frio(a). Voce não demostra qualquer sinal de amor. Voce simplesmente fica distante, como se estivesse, no máximo, tolerando toda essa tolice, voce começa a se mostrar aborrecido(a).
Isso será automático, porque aquele ciúmes estará ali, no seu estômago, ele o envenenará. O melhor é livra-se dele. Neste exato momento, vá além dele, livre-se dele. Quando voce estiver sentindo raiva, fique nervoso(a). Não acumule loucura, deixe de lado! E isso não destruirá o seu relacionamento, não, irá faze-lo mais quente! Senão, antes que ele acabe, já terá chegado ao fim.
Um dia através do aprendizado, experienciando relacionamentos, a pessoa se torna madura. Então o ciúmes desaparece. Então voce estará simplesmente feliz se essa pessoa vier e compartilhar a sua energia com voce! Somente nós somos os mestres de nós mesmos e ninguém mais deve pretender ser o mestre de outras pessoas. Quando a liberdade é deixada intacta, o amor cresce infinitamente!

Mãos em prece.... Namastê....

Nenhum comentário: